5 Maneiras de Recuperar um Carrinho Abandonado

carrinho abandonado

Um dos problemas que os donos de e-commerce enfrentam é o carrinho abandonado em suas lojas virtuais. Esse “valor perdido”, ou melhor, esse valor que se “deixou de ganhar”, representa cerca de 18 bilhões de dólares em todo o mundo.

As pessoas que fazem compras online desistem dos carrinhos por vários motivos. Seja por se assustar com o valor do frete ou quando a compra toda passa muito do valor imaginado. Por incrível que pareça, as pessoas desistem também simplesmente porque achou complicado o processo de pagamento ou por causa do layout do site.

Agora imagina que isso ocorre em diversas lojas de grande porte como Submarino, Americanas, Magazine Luiza, etc. Qual a probabilidade desta situação ocorrer na sua loja que está começando agora?

Sim, é gigante. Mas não se preocupe, vou te mostrar agora as 5 maneiras para contornar essa situação e fazer com que essas pessoas que abandonaram o carrinho voltem ao seu site para finalizar a compra. Já adianto que, embora não seja garantido em 100% dos casos, muitas pessoas vão aprovar essa sua iniciativa e finalizar as compras. Vamos lá:

1. Faça Enquetes

Uma das melhores estratégias para impedir o abandono do carrinho aparece logo no início do processo, o planejamento. Antes de vender seu produto, seja ele roupas, perfumes, aplicativos ou qualquer outro, pesquise o que o seu público procura.

No caso de roupas, quais tipos de roupas seu público prefere? Coloridas ou cor única? com estampa ou sem? com brilho ou sem brilho? E se for um aplicativo? Expor uma amostra de imagem de como seria esse aplicativo, o que vai encontrar, pedir sugestões e opiniões, enfim, atenda melhor a vontade de seu público.

Quando você interage com seu público, você cria uma experiência amigável, um relacionamento mais pessoal, mais próximo. Isso faz com que aumente suas vendas.

2. Simplifique o Processo de Pagamento

Evite perder clientes por causa do seu processo de pagamento. Várias empresas cometem o erro de pedir aos clientes tanta informação que eles desistem de finalizar a compra e procuram outros locais. Quando você pede muitas informações o cliente começa a desconfiar para que você vai precisar de tudo aquilo?

Desenvolva uma interface limpa, objetiva, com caminho curto para comprar, isso vai evitar que seus clientes desistam. Um bom exemplo disso é quando o usuário preenche o CEP, e isso faz com que preencha automaticamente o endereço, cidade, estado e o país. Quem não gosta dessa utilidade de auto completar?

Você também pode migrar as informações que já foram preenchidas no cadastro do seu site para o formulário de pagamento, aí basta apenas o cliente confirmar e comprar.

3. Adicione Medidas de Segurança

Não basta a transação ser rápida e fácil se ela não for segura. O roubo de identidade é uma das maiores preocupações quando se compra online, o que deixa o cliente mais cauteloso na hora de efetuar o pagamento. Esse é um dos fatores também da pessoa abandonar o carrinho, então esteja atento.

Uma boa maneira de combater isso é utilizando serviços de verificação de terceiros. Essas medidas de segurança garantem que todas as informações do usuário serão criptografadas e mantidas seguras. Inclusive, deixe bem claro aos seus clientes que as informações deles serão criptografadas.

4. Envie e-mails amigáveis

Se você utiliza algum serviço de e-mail ou se o sistema integrado que você hospedou seu e-commerce fornece essa opção, use-a. Envie um e-mail para as pessoas que abandonaram os carrinhos, para “lembrar” que deixaram o pedido sem ser finalizado. Pergunte se a pessoa encontrou alguma dificuldade ou tem ainda dúvidas sobre a compra. Fale também que você está disposto a esclarecer qualquer assunto que tenha ficado pendente.

Novamente, a interação é fundamental em qualquer tipo de negócio. Especialmente em vendas, pois os clientes precisam desse tipo de atenção e você deve orientar até a pessoa estar segura em comprar com você.

5. Promoções e Descontos

Afinal, quem é que não gosta de descontos?

Ofereça algum tipo de desconto para as pessoas finalizarem as compras. Por exemplo, podemos oferecer um frete grátis, desconto de 10% se a pessoa comprar acima de X reais, crédito de 10 reais se chamar um amigo e outras ideias que você tiver.

Uma dica bônus é oferecer esse desconto no e-mail amigável. Pense assim, a pessoa já desistiu da compra por qualquer motivo, não importa. Se nesse e-mail você disser algo do tipo “finalize sua compra utilizando esse cupom de desconto de 20%”. A pessoa vai olhar e pensar “caramba, vou olhar quanto ficaria”. Pronto, já é um grande passo, só da pessoa retornar ao seu site, você já garantiu algum interesse.

Últimas Dicas Sobre Carrinho Abandonado

Essas são maneiras fáceis e práticas para melhorar suas experiências no e-commerce e possivelmente recuperar grande parte dos clientes perdidos ou dos clientes que poderia perder. Ouça sempre seus clientes desde o início e certifique-se de que se sintam seguros para comprar com você.

E aí vai aplicar essas dicas no seu e-commerce? Então eu lanço um desafio para você. Mande um e-mail para mim ou deixe um comentário abaixo se você já teve um retorno aplicando essas estratégias, me mostre seu resultado. Se você criou algum outro método além desses e acha interessante compartilhar aqui no portal, me avise. Se realmente for interessante eu posso estar complementando essas ideias aqui.

Espero que com essas dicas você tenha um bom retorno financeiro e possa crescer de maneira mais rápida.

Até breve,
William Diniz
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