Como ter uma Renda Extra?

renda extra

Você está querendo ter uma renda extra para que você possa eventualmente escapar da jornada de trabalho semanal? Pois bem, então vou provar para você que a criação de um Negócio Paralelo é o que você procura.

Aqui no Inova Negócio, eu falo bastante sobre ideias e dicas para criar o seu próprio negócio. Mas nem sempre, a pessoa está pronta ou quer abrir uma empresa e começar a trabalhar por conta. As vezes, simplesmente, você precisa ganhar mais dinheiro do que ganha atualmente, mas quer continuar trabalhando por enquanto.

Começar um negócio paralelo pode melhorar a sua vida, quem é que não gosta de ganhar um dinheiro extra? Poder pagar aquela dívida do cartão, economizar para uma poupança, comprar um carro, enfim. Abaixo está um tipo de guia para você começar um negócio paralelo sem muitos esforços. Faça bom proveito!

Encontre tempo para seu negócio

Para criar um negócio paralelo bem sucedido, você deve primeiramente destinar algum tempo do seu dia para ele. Afinal, dinheiro se faz trabalhando. Não considere que investir seu tempo em um negócio é algo que faz você desperdiçar seu dia. Qualquer pessoa tem pelo menos algum tempo extra no dia que pode dedicar a fazer dinheiro.

Se você acha que não tem tempo, eu quero que você calcule a quantidade de tempo que gasta em seu dia para acessar a internet, assistir televisão, olhar as redes sociais, etc. Faça esse teste, com certeza você não tem idéia de quanto tempo você gasta acessando tudo isso.

Apenas para conhecimento. As pessoas gastam, em média, cerca de 35 horas por semana assistindo TV. Se fizer este cálculo, verá que você tem muito tempo para dedicar ao seu negócio paralelo por semana. Mas se você ainda não está convencido que pode arranjar tempo extra no seu dia, olhe essas dicas:

Acorde mais cedo ou fique acordado até mais tarde.

Sim, isso pode significar menos tempo de sono. Quando eu comecei a desenvolver meu negócio, eu dormia bem pouco porque precisava gerar conteúdo. A necessidade faz a força não é mesmo?

Se você conseguir fazer isso e dedicar pelo menos uma hora a mais, já vai começar a encontrar tempo para algumas tarefas do seu negócio. Desta forma você não altera completamente a sua programação de sono.

Passe sua hora de almoço trabalhando.

Se você tem uma hora de almoço no trabalho, e dedicar parte desse tempo para criar o seu negócio também vai ajudar.

Use os dias de folga.

Se você possui uma rotina muito puxada na semana, deve haver algum dia em que você consegue destinar a esse trabalho. Pode ser um pouco de sacrifício, pois você vai abdicar seu tempo de lazer para trabalhar. No final, vai valer a pena.

Usar pausas estratégicas durante o dia.

Durante o seu dia, deve haver alguns momentos, mesmo que curtos que você poderá utilizar para realizar alguma tarefa.

Definir uma programação para quando você for trabalhar no negócio paralelo.

Se você não possui muito tempo para se dedicar, então é melhor criar um cronograma de tarefas. Assim você consegue aproveitar melhor o tempo que estiver se dedicando ao negócio.

Após encontrar e definir quanto tempo você terá para as atividades, podemos ir para a próxima etapa. Uma última observação, o ideal é que você consiga dedicar aproximadamente 2 horas por dia, ou seja, 14 horas por semana.

Determine qual será o seu negócio

Uma das maiores dúvidas de qualquer um é: “Qual negócio devo desenvolver?”. O melhor negócio para você ter sucesso, vai ser com certeza sobre o assunto que você gosta de tratar. Pense sobre essas coisas para começar e defina uma resposta:

– Quais são suas habilidades? Ao analisar as habilidades que você tem atualmente, você pode determinar o que você seria bom fazer.

– Do que você sente necessidade? Para executar um negócio, você precisará entender o que as pessoas precisam e como fornecer esse serviço ou produto para atender alguma necessidade dessas pessoas.

– Existem clientes suficientes para a sua idéia de negócio paralelo? Para executar uma empresa de sucesso, você precisa obviamente de clientes. Você deve fazer sua pesquisa de mercado e através dela verificar se existe mesmo um mercado atrás disso.

Eu recomendo pensar sobre as coisas que você já gosta de fazer, e ver se você pode de alguma forma transformar isso em um negócio paralelo. Uma vez que um negócio paralelo vai ocupar grande quantidade do seu tempo, junto ao fato de que você pode estar trabalhando em tempo integral. Bem, é importante que seja algo que você realmente goste de fazer.

Encontrar maneiras para crescer o seu negócio

Crescer o seu negócio lateral é uma necessidade, especialmente no início, se você quiser ser bem sucedido e ganhar dinheiro com isso. Há muitas maneiras que uma pessoa poderia utilizar para fazer o negócio crescer. Para te auxiliar vou citar alguns exemplos. Mas lembre-se que você deve testar coisas diferentes também.

– Faça propaganda. Maneiras diferentes de divulgar o seu produto/serviço. Cartão de visitas, panfletos, anúncios em quadro de avisos, redes sociais.

– Participe de eventos e feiras sobre esse assunto em sua região.

– Inicie um site para que seus clientes em potencial possam procurar seu serviço/produto e saber mais sobre ele.

– Entre em contato diretamente com aqueles que possam estar interessados no seu serviço/produto.

– Peça aos clientes anteriores para compartilharem o seu negócio. Sua reputação significa muito, especialmente enquanto você está começando.

– Continue aprendendo. Há sempre mais coisas que você pode aprender e implementar em seu negócio. Esses conhecimentos que você adquire durante o tempo com certeza vão interferir no crescimento da sua empresa.

– Ouça seus clientes. As melhores ideias vem sempre de seus clientes. Você pode simplesmente não perceber de certa necessidade e só se dar conta dela quando algum deles te perguntar.

Impacto do Negócio

Claro que desenvolver um negócio paralelo não é fácil, exige muita dedicação e tempo até conseguir um retorno significativo. Você deve manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, pois ao encarar dois trabalhos simultâneos você pode achar que a sua vida pessoal está sendo negativamente impactada.

Lembre-se sempre de manter a qualidade no que você faz, seja no trabalho, na família ou na sua vida. Um negócio paralelo só é saudável se esses pontos não forem afetados negativamente. Para evitar que isso ocorra, há muitas maneiras de gerenciar o seu negócio paralelo e ainda levar uma grande vida. Com o tempo você pode:

– Terceirizar tarefas que lhe permitirão se concentrar em outras áreas do seu negócio;

– Se você não é bom na multitarefa, tente concentrar-se em uma tarefa de cada vez;

– Deixar o trabalho, no trabalho. Sem lição de casa;

– Elimine tempo desperdiçado (como eu comentei anteriormente);

– Crie uma programação das suas atividades que seja possível ser seguida.

Dicas Finais para ter uma Renda Extra

Por mais que seja inicialmente em paralelo, este tipo de negócio pode ser muito bem sucedido se for feito com dedicação. Ele pode futuramente se tornar a sua principal fonte de renda. No entanto, volto a reforçar que isso não é tarefa fácil. Meus conselhos para começar o seu negócio são:

– Escolha um nicho que você seja apaixonado ou gosta de desfrutar. Fazendo isso não vai considerar uma perda de tempo enquanto estiver se dedicando ao trabalho;

– Procure um negócio que seja flexível com a sua programação atualmente. Você não quer perder o seu emprego atual em função disso, então não deixe sua produtividade ser afetada;

– Tenha em mente quais são suas prioridades e objetivos;

– Lembre-se de pagar impostos sobre toda a renda que você obter. Para isso não se tornar um problema no futuro.

Espero que com esse artigo você tenha começado a idealizar algum negócio. Aqui no Inova Negócio você vai achar mais informações relevantes ao assunto que podem te ajudar a formar essa idéia de vez.

Até breve,
William Diniz
Fique ligado em nosso blog e não perca as próximas dicas!
Também estamos no Instagram!

Faça um Comentário