10 Hábitos que Você Deve Eliminar da Sua Rotina

habitos

Quando o assunto é produtividade, os detalhes fazem toda a diferença. Pare de se enganar com os maus hábitos da sua rotina.

Você é a soma dos seus hábitos. Quando você permite que maus hábitos assumam parte do seu dia-a-dia acaba reduzindo drasticamente o seu caminho para o sucesso. Não é fácil se livrar deles, quebrar um mau hábito requer principalmente autocontrole.

Ter uma rotina com maus hábitos impacta em vários fatores, o principal deles é a produtividade. Um exemplo claro disso é quando você se distrai para ver um vídeo engraçado ou ficar mexendo no celular ao invés de realizar alguma atividade necessária. Para superar esses obstáculos você precisa desenvolver um autocontrole. Comece quebrando os seus maus hábitos com essas dicas.

1. Usar celular, tablet ou notebook na cama

Esse é o hábito mais comum e também o que mais prejudica seu sono e sua produtividade. Provavelmente você já deve ter ouvido falar nisso, mas com certeza não faz idéia do motivo científico que está envolvido. Para te explicar isso de maneira bem clara e resumida, vou te mostrar uma matéria que aprendi na faculdade que fala sobre comportamento de ondas. Olha que interessante:

hábitos

Esse é o comportamento das cores, quanto maior é o comprimento da onda (esquerda – vermelho), menor é a energia. É desse ponto que surge o “Infravermelho”. É utilizado em rádios, televisões, controles remotos, bluetooth, etc. Para poder transmitir um sinal de um local ao outro, sinais a longa distância (por isso é maior a onda).

Por outro lado, quanto menor o comprimento (direita – violeta) mais energética ela vai ser. E deste lado temos o “Ultravioleta”. Geralmente utilizado em medicina para matar células cancerígenas, fazer Raio X e poder observar no interior do corpo por exemplo.

Mas afinal o que esse louco está querendo dizer com toda essa explicação?

Eu só quero chegar ao ponto da luz azul. Como você pode observar ela é de curta longitude de onda e “energética”. Ela desempenha um papel importante no seu humor, nível de energia e na qualidade do seu sono.

De manhã, a luz solar contém altas concentrações dessa luz azul. Quando seus olhos são expostos diretamente a ela, a luz azul interrompe a produção da melatonina (é um hormônio indutor do sono) e faz você se sentir mais alerta. À tarde, os raios solares perdem sua luz azul, o que permite que seu corpo comece a produzir melatonina e comece a deixá-lo sonolento. Por fim, à noite, seu cérebro não espera qualquer exposição à luz azul e é muito sensível a ele.

Quando utilizamos nossos dispositivos favoritos a noite (notebooks, tablets ou celulares), esses emitem a luz azul brilhantemente e diretamente em sua cara. Esta exposição prejudica a produção de melatonina e interfere sua capacidade de adormecer, bem como a qualidade do seu sono. E sabemos que uma noite de sono mal dormida tem efeitos desastrosos no dia seguinte.

E isso faz com que sua produção diminua, pois além de ficar o dia todo com sono você não vai fazer o que deveria ser feito ou estava programado para esse dia. Então evite misturar as coisas, não faça isso enquanto estiver deitado, faça seu cérebro trabalhar melhor.

2. Navegar impulsivamente na internet

Um dos nossos maiores defeitos é a falta de concentração. Aquilo que impede você de ficar focado em concluir o seu trabalho e faz com que você desvie a atenção para qualquer outra coisa que tenha vontade de fazer naquele momento. Existe também uma explicação científica para isso.

Leva aproximadamente 15 minutos para que você esteja totalmente engajado em uma tarefa. Uma vez que você atinge esse tempo, você cai em um estado eufórico e aumenta a sua produtividade justamente porque está concentrado nessa atividade. Isso é chamado de fluxo.

Pesquisas mostram que pessoas nesse estado de fluxo são cinco vezes mais produtivas do que outras que não estejam nele. Quando você por algum motivo é distraído desse foco, como receber uma notificação de celular ou alguém te chamar a atenção. Você sai desse fluxo e sente a necessidade de fazer outra coisa, como por exemplo, ler a mensagem do celular, olhar as notícias, acessar o Facebook.

Isso significa que você tem que passar por outros 15 minutos de foco até conseguir entrar novamente no estado de fluxo para desempenhar suas atividades. Agora imagina quantas vezes você é distraído por algum motivo durante o dia?

As vezes a distração é tão constante que você fica um dia inteiro sem nem ao menos entrar no período de fluxo. E por esse motivo, sua produtividade é reduzida

3. Verificar o celular durante uma conversa

Nada é mais irritante do que você estar conversando com uma pessoa e ela simplesmente pegar o celular para mandar mensagens. Isso detona toda a conversação. E o mesmo vale para você. Quando você está no meio de uma conversa e começa a escrever uma mensagem de texto, você é totalmente desligado do mundo.

Isso faz você perder o foco na conversa, perder tempo por ter que repetir novamente o assunto que estavam conversando e, por último, a situação que não fica nada agradável. Se estiver em uma conversa, dedique seu tempo e energia somente nela. Você descobrirá como uma conversa pode ser mais eficaz e os assuntos renderem mais se você mergulhar nisso.

4. Usar Múltiplas Notificações

Quando você recebe várias notificações, isso impacta diretamente na sua produtividade. Estudos tem mostrado que cada notificação ou e-mail que aparece em seu celular, faz você ficar curioso e direciona seu olhar quase que instantaneamente para o celular. Isso é um pesadelo.

Ser notificado a todo momento que chegou um e-mail ou uma mensagem não é sinônimo de produtividade, muito pelo contrário. Se você pretende estabelecer uma rotina para melhorar essa situação, então o que você deve fazer é criar um autocontrole e programação na sua agenda. Por exemplo, abrir o e-mail a cada 2 horas ou somente após as 20h. Ler mensagens somente no horário de almoço e no transporte público.

Isso sim é ser produtivo, você cria uma programação para desempenhar as atividades, além de evitar que seja um motivo para distração.

5. Dizer “Sim”, quando na verdade você deveria dizer “Não”

É comprovado que quanto mais dificuldade você tem de dizer “Não” as pessoas, mais provável é que você sofra de estresse, cansaço ou até mesmo depressão. Dizer “Não” é de fato um grande desafio de autocontrole para muitas pessoas.

“Não” é uma palavra poderosa que você deve ter medo de exercer, mas não significa que deve evitar de usar. As pessoas as vezes ficam com medo de recusar uma tarefa, por se preocuparem com a reação que a pessoa vai ter. Na hora de decidir se você é ou não capaz de realizar a tarefa naquele prazo, não pense na pessoa, pense em você.

Quando é hora de dizer “não”, as pessoas emocionalmente inteligentes evitam usar frases como “Eu não acho que posso” ou “Não tenho certeza”. Dizer “não” a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e lhe dá a oportunidade de realizá-los com êxito e no prazo.

Lembre-se que dizer “não” é um ato de autocontrole agora que vai causar mudanças no seu futuro. É muito melhor dizer um “não” do que aceitar um compromisso que você não tem condições de realizar. Garanto que vai ser muito mais prejudicial você não cumprir a sua tarefa do que recusá-la.

6. Pensar em Pessoas Tóxicas

Sempre vai haver aquelas pessoas que não te fazem bem, que tem inveja e parece que querem te ver escorregar a cada momento. Pensar nesse tipo de pessoa ou se preocupar com o que você pode fazer para se vingar ou algo do gênero, é a mesma coisa que jogar o seu tempo fora.

Há muitas pessoas lá fora que merecem sua atenção. Gaste o seu tempo pensando nelas. Não vale a pena perder tempo com isso. Lembre-se que a inveja existe quando alguém percebe o seu potencial e quer imitá-lo.

7. Multitarefas em Reuniões

Você nunca deve dedicar somente metade da sua atenção, especialmente em reuniões. Se uma reunião não vale a pena e é um total desperdício de tempo, faça alguma coisa para sair dela, mas não divida o seu tempo. Agora, se ela vale a pena e foi agendada, então você precisa se organizar melhor para dedicar-se totalmente a ela.

Quando você realiza tarefas simultâneas em reuniões, isso não mostra que você está sendo mais competente do que os demais. Isso mostra que você não é capaz de administrar o seu tempo, e precisa fazer as coisas simultâneas. O que na verdade sabemos que isso não da certo né?

Ninguém consegue manter o foco em duas situações diferentes ao mesmo tempo, eu comentei sobre isso quando falei dos 15 minutos necessários para entrar em modo de fluxo. Sua produtividade vai ser inferior se não separar suas tarefas.

8. Fofocar

Fofoqueiros sentem prazer em comentar sobre a vida dos outros. Pode parecer divertido no início falar sobre a vida pessoal de alguém, mas com o tempo isso fica cansativo. Faz mal para você e para a pessoa que vocês estão falando também. Há muitos pontos positivos para aprender com pessoas interessantes para que você converse, ao invés de desperdiçar seu tempo comentando sobre a desgraça dos outros.

“Grandes mentes discutem ideias, pessoas comuns discutem eventos e mentes pequenas discutem pessoas.” Eleanor Roosevelt

9. Esperar para agir somente quando souber que vai ter sucesso

A maioria dos escritores gastam incontáveis horas juntando ideias para formular suas personagens, e até mesmo escrevendo páginas e páginas que nunca serão inclusas nos livros. Eles fazem isso porque sabem que as ideias precisam de tempo para se desenvolver.

É comum simplesmente congelarmos quando é hora de começar algo novo, porque sabemos que nossas ideias não são perfeitas e que o conteúdo que vamos produzir pode não ser bom. Mas como você pode sempre produzir algo grande se você não começar a juntar suas ideias de algum lugar?

O autor Jodi Picoult resumiu a importância de evitar o perfeccionismo: “Você pode editar uma página ruim, mas você não pode editar uma página em branco.”

10. Comparar-se a Outras Pessoas

Quando o seu sentimento de prazer e satisfação derivam da comparação com os outros, você não é mais o mestre da sua própria felicidade. Quando você se sentir bem sobre algo que você fez, não permita que as opiniões de ninguém tire isso de você.

Embora seja impossível desligar suas reações ao que os outros pensam sobre você, você não tem que se comparar com os outros. Dessa forma, não importa o que as pessoas estão pensando ou falando ou fazendo, sua autoestima vem de dentro. Independentemente do que as pessoas pensam de você em qualquer momento particular. Uma coisa é certa, você nunca é tão bom ou tão ruim como as pessoas acham que você é.

Faça Tudo Junto

Ao praticar o autocontrole para quebrar esses maus hábitos, você pode simultaneamente fortalecer seus músculos de autocontrole e abolir de vez os hábitos desagradáveis que tem o poder de destruir sua carreira.

Aqui foram listadas 10 rotinas que podem ser diferentes em sua vida, basta apenas força de vontade para melhorar. Eu tenho certeza que pelo menos alguma coisinha você pode agir de maneira diferente, e isso vai mudar drasticamente a sua produtividade.

Até breve,
William Diniz
Fique ligado em nosso blog e não perca as próximas dicas!
Também estamos no Instagram!

Faça um Comentário