5 Motivos para Abrir Uma Empresa

abrir uma empresa

Hoje em dia ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Apesar do povo brasileiro ter um estilo bem conservador, fica evidente os traços de criatividade e o potencial para empreender em cada um. O maior vilão desta situação é a falta coragem e de motivação para seguir em frente.

Abrir uma empresa própria é um desafio com grande potencial de risco, mas ao mesmo tempo é algo muito gratificante para o empreendedor porque além de trabalhar com algo que realmente gosta, estará fazendo dinheiro com isso. Antes de decidir o seu próximo passo, vou te mostrar algumas das características boas e ruins de se obter uma empresa para que você possa refletir melhor.

1. SATISFAÇÃO PESSOAL

De longe a Satisfação Pessoal é a característica mais marcante quando se abre uma empresa. Quando você possui um negócio próprio, cria uma sensação de que está construindo algo definitivamente seu. Você cresce como pessoa e como profissional e isso possibilita que você faça a diferença naquele ramo para atrair e agradar cada vez mais clientes. É claro que nem tudo é um mar de rosas, quando se cria um negócio, vem junto a ele obrigações e sacrifícios, mas acredite, no fim das contas vale a pena.

2. AUTONOMIA

Você ganha flexibilidade para trabalhar nos horários que quiser e sem ter obrigação de dar satisfação para alguém. Provavelmente você já percebeu, olhando ao seu redor, que uma das maiores insatisfações no emprego é por causa do chefe. Com o seu próprio negócio essa insatisfação não existe, você é quem faz as regras.

Em contra partida, o seu foco muda. Apesar de não ter mais um chefe para agradar, agora você possui diversos clientes, onde você tem a obrigação de atender bem. E acredite quando eu digo que existem diversos tipos de clientes, alguns intolerantes, exigentes e insistentes. Mas ter clientes é a alma do negócio, e isso pode significar mais trabalho.

3. DINHEIRO

A parte fundamental do negócio. Enquanto você trabalhar para o seu chefe, o único resultado é para o bolso dele, pois o risco e os custos foram projetados por ele. Você vai receber aquela mesma quantia todo fim de mês.

Agora, se você trabalha para você e assume esses custos e riscos, a situação muda. Acaba criando uma espécie de “máquina de fazer dinheiro”, porque sabe que investindo X vai receber muito mais que isso. E essa é a única teoria.

4. RISCOS DE ABRIR UMA EMPRESA

Como eu disse logo no começo, as pessoas não criam o seu negócio por medo e insegurança. No passado, eu concordo que era um grande risco ter um negócio próprio, porque não se tinha tanto acesso a informação como nos dias de hoje. Mas se pararmos para pensar, quando é que não corremos riscos?

Talvez você tenha em mente que ter um emprego é algo mais “estável”, porém com a crise desses últimos tempos ficou mais do que evidente que não é nada “estável” estar em um emprego. As pessoas não sabem o dia de amanhã, se continuarão empregadas ou se serão demitidas e ficam com medo de fazer qualquer coisa. Até se submetem a reduzir o próprio salário para se conservar na “estabilidade”.

Então a visão que eu quero passar é que empreender permite que você diversifique os riscos, ou seja, se você tem um negócio, se empenha nele e oferece um bom serviço, com certeza colherá grandes frutos mesmo em tempos difíceis, precisa apenas dedicação e força de vontade.

5. PERFIL EMPREENDEDOR

Antes  se jogar no mundo do empreendedorismo, você deve também analisar as características que deve ter um empreendedor. Quando se trabalha por conta própria, você precisa ter coragem e calma perante aos riscos e situações que vai enfrentar.

Ter um bom controle financeiro sobre a sua empresa é fundamental, porque sem isso não saberá o ponto que deve agir ou os gastos que deve evitar. Pensar estrategicamente no seu negócio para visualizar os próximos passos e não ter um pensamento pessimista e desistir na primeira queda.

Acredito que com essas características básicas, será possível ter uma idéia melhor do que é abrir uma empresa. Mas não se preocupe com isso agora se você está iniciando, primeiro decida o negócio, comece a planejar e então poderá dar o próximo passo.

Aqui você terá o suporte completo para concretizar o seu negócio próprio, acompanhe nossas notícias e entre em contato se tiver dúvidas.

Até breve,
William Diniz
Fique ligado em nosso blog e não perca as próximas dicas!
Também estamos no Instagram!

Faça um Comentário